Categorias

Cuidados com o carro em casa
21 ago

Cuidados com o carro em casa

Durante a quarentena, é preciso tomar alguns cuidados com o carro. Assim, o tempo parado não prejudicará o pleno funcionamento do automóvel. Pensando nisso, preparamos uma série de dicas voltadas para o período que estamos vivendo. Garantimos que as recomendações são simples. Leia o conteúdo e comece, agora mesmo, a dar uma atenção especial ao seu motor!

Motor e bateria

Se a manutenção do seu carro está em dia, e a bateria não chegou ao fim da vida útil, não são necessárias grandes preocupações. Basta ligar o veículo, por 10 minutos, uma vez por semana. Entretanto, caso a garagem não seja ventilada (apertada e muito fechada), recomendamos uma medida diferente. Dê uma volta, por pelo menos uns 20 minutos, com o veículo na rua. Assim, o espaço fica livre de gases tóxicos concentrados.

A bateria é outro item que merece atenção. Fique de olho para sempre deixá-la carregada ou, no mínimo, evite que a carga esteja inferior a 50% por três meses seguidos. Existe a alternativa de desconectar os cabos da peça, fazendo com que a carga dure por mais tempo. Se for a sua escolha, contrate um especialista para executar o serviço com segurança.

Óleo

Relaxe! O óleo não estraga ao ficar, por meses, no seu carro em casa. Normalmente, a troca é recomendada a cada 12 meses ou 10 mil quilômetros rodados. Consulte as orientações do seu fabricante para acertar o prazo. Com isso, queremos dizer o seguinte: o período de quarentena não representará um momento para adotar esse tipo de cuidado.

Quando tudo voltar ao normal, lembre-se de substituir o fluido lubrificante. Quando o carro roda poucos quilômetros, a temperatura do óleo do motor não atinge a marca ideal de funcionamento (rodagem com motor frio). Em curto prazo, a situação não gera problemas. Ao fim do isolamento, contudo, é importante que você troque o fluido lubrificante, mesmo que o período indicado não tenha chegado. Dessa forma, previne-se a contaminação do óleo do motor por combustível.

Cuidados especiais

Que tal evitar o acúmulo de poeira sobre a pintura com uma capa plástica? Use o artigo para cobrir toda a carroceria do veículo. Recomendamos a lavagem do carro antes de colocar a capa. Assim, o atrito da sujeira com o tecido é evitado.

Algumas empresas oferecem a lavagem a seco em domicílio. Uma boa opção para cuidar do automóvel, sem sair de casa. Com isso, é possível dar uma atenção especial à cabine, já que ela ficará fechada por alguns dias.

Como dica extra, também indicamos ficar de olho nos pneus. Siga a recomendação do fabricante relacionadas ao valor da pressão e deixe os quatro bem calibrados. Seguindo todas as sugestões, pode ficar tranquilo. O seu carro estará bem cuidado para quando chegar a hora de voltar a rodar normalmente por aí!

Agora que você já aprendeu as principais dicas de cuidado com o carro, acompanhe as nossas redes sociais (Instagram e Facebook) para saber ainda mais novidades!

VOLTAR AO INÍCIO