Categorias

Prevenção de danos: os principais cuidados em ruas esburacadas
21 ago

Prevenção de danos: os principais cuidados em ruas esburacadas

 

As ruas esburacadas são uma das grandes preocupações dos motoristas que, diariamente, sofrem com a atual situação das estradas brasileiras. A falta de asfalto de qualidade, o desalinhamento e os próprios buracos causam diversos prejuízos ao veículo. O transtorno é grande, e os gastos, também. Por isso, listamos, ao longo do texto, cuidados simples e muito importantes na prevenção de danos. Vamos lá?

1.    Mantenha a atenção na estrada

Distrações ao dirigir, além de aumentarem as chances de acidentes, impedem a reação correta ao ser surpreendido em ruas esburacadas. Logo, é fundamental ter atenção completa, o tempo todo, no trânsito. Procure ter um campo de visão aberto, converse com quem o acompanha, sem perder o foco, e lembre-se de que o uso do celular enquanto dirige é proibido.

2.    Evite altas velocidades

Com a velocidade alta, caso caia em um buraco, os danos podem ser mais graves que o normal. O risco de acidentes cresce consideravelmente! Dirigindo com aceleração razoável, a possibilidade de realizar um desvio seguro é maior, avistando a abertura na avenida de longe, com tempo hábil para reagir. Evitar poças d?água em dias de chuva é, ainda, essencial. A água é capaz de esconder crateras perigosas.

3.    Cuidado com o freio

Cair em um buraco com o pé no freio é prejudicial. Ao fazer isso, as rodas travam. Consequentemente, o impacto interno aumenta, e a mecânica do veículo é danificada. Nessa circunstância, cerca de 70% do peso do carro se concentra na frente, afetando a suspensão. Não deu tempo de desviar? A recomendação é soltar o freio e permitir que o mecanismo de amortecimento do automóvel trabalhe normalmente.

Gostou das dicas? Colocá-las em prática vai fazer a diferença na prevenção de danos e no cuidado com o seu carro. Pode confiar! Para outras recomendações, continue em nosso blog e acompanhe as redes sociais.

VOLTAR AO INÍCIO