Categorias

Veículo 4 x 4: quais são as vertentes e as indicações?
21 ago

Veículo 4 x 4: quais são as vertentes e as indicações?

O veículo 4×4 é aquele em que o sistema de transmissão distribui a força gerada pelo motor para as quatro rodas do automóvel. A melhor divisão da potência beneficia, também, a aderência na aceleração, na frenagem e nas curvas. Com a tração nas quatro rodas, os automóveis 4X4 possuem duas vertentes: AWD E 4WD.

AWD é a abreviação de All Wheel Drive, que, no português, significa Todas as Rodas Motrizes. Nesta configuração, a tração é integral. Por outro lado, a 4WD, Four Wheel Drive, chamada Quatro Rodas Motrizes, permite que o motorista escolha entre a tração dianteira, a traseira ou nas quatro rodas. Em alguns sistemas, o próprio carro pode decidir a forma de deslocamento ideal.

Dicas para dirigir o veículo 4×4

Use a tração 4×4 no asfalto quando a pista estiver escorregadia, principalmente sob chuvas fortes. Com a distribuição da força entre as quatro rodas, o desempenho em situações de baixa aderência fica mais seguro. Além disso, o motorista sente mais controle do veículo.

Em áreas alagadas, é fundamental conhecer a capacidade do carro. Para isso, ao realizar a compra, conheça todas as funções disponíveis e confira o manual do automóvel. Ao atravessar trechos com água, use a marcha reduzida e mantenha a velocidade baixa. É importante, ainda, manter o giro alto, evitando que o líquido entre no escapamento.

Nos trechos com areia ou lama, caso o carro fique atolado, o 4×4 reduzido é o recomendado. Neste tipo de terreno, ou em dunas e locais de trilha, é possível diminuir a calibragem dos pneus para conseguir maior tração. Mesmo assim, se optar por isso, é imprescindível voltar para a calibragem correta em seguida.

Finalmente, em terrenos com buracos e barrancos, o 4×4 reduzido segue sendo o indicado. As manobras devem ser feitas com cuidado, e dominar o potencial do carro continua sendo essencial. Na Arbex Automóveis, contamos com uma equipe preparada para explicar todas as funcionalidades do veículo escolhido. Aqui, você pode, inclusive, comparar modelos. Aproveite!

VOLTAR AO INÍCIO